5 DICAS PARA VOCÊ ARRASAR NAS CAMPANHAS DE PÁSCOA!
O mês de março chega, e com ele, parece que todo mundo já começa a pensar em chocolates, coelhinhos e um almoço de família bem farto. É sinal que as campanhas de Páscoa se aproximam, trazendo crescimento para o segmento de alimentação, principalmente os relacionados à venda de chocolates. Mas, mesmo não tendo um apelo comercial tão forte para nichos não relacionados a alimentação, a Páscoa também pode gerar vendas para a sua marca.
Explorando a fundo o significado da data e entendendo o que o seu consumidor precisa e espera, é possível fazer ações muito simples que podem resultar em um bom resultado nas vendas. Neste texto daremos 5 dicas de como arrasar em suas campanhas de Páscoa e garantir que sua empresa tenha visibilidade e vendas nesta época do ano. Vamos conferir?
As campanhas de Páscoa, assim como outras, precisam de planejamento
Vale lembrar que toda campanha de marketing digital sempre começa pela etapa do planejamento. Sempre preveja os feriados sazonais com antecedência designe os responsáveis pelo projeto e converse com seus fornecedores antes de começar a execução do plano de ação. O planejamento prévio de, no mínimo um mês antes, já é um bom passo para fazer ações que realmente impactem o seu cliente e o aproxime da sua marca na Páscoa.
Explore a fundo o significado da sua campanha de Páscoa
Toda data comemorativa tem um significado que vai além da simples comemoração. Esta data não é diferente: as campanhas de Páscoa precisam refletir o sentimento da ocasião, com valores de falam da união, da família, do amor, do renascimento.
Há também como relacionar a sua campanha ao comportamento que os permeiam.
Elencamos aqui alguns exemplos:
- A realização do banquete em família: ótimo para a área de pescados e alimentos;
- A tradição de arrumar a casa para a Páscoa: é uma boa oportunidade para o segmento de decoração, artigos para a casa e artesanato;
- A preocupação com o peso após a data preferida de quem ama chocolates favorece campanhas de matrículas em academias, aulas de atividades físicas em geral e promoções de venda de alimentos naturais.
- O ato de presentear, já que muitas famílias, além dos chocolates, gostam de presentear os amigos com uma pequena lembrança sobre o tema: esta tradição é oportuna para vários segmentos diferentes.
Por isso, entre no clima e mostre que a Páscoa também está presente na sua empresa usando uma comunicação que explore o imaginário que a Páscoa traz, sempre usando a criatividade. É importante lembrar que, como o feriado também é composto por uma história religiosa, tente não abordar símbolos ou assuntos que possam ferir a crença dos seus clientes.
Que tal falar sobre o feriado prolongado?
Não se esqueça que a Páscoa está em um feriado prolongado, já que há o recesso da Sexta-feira Santa. Assim, uma ótima estratégia, dependendo do seu nicho de mercado, é destacar o feriadão, dar dicas de como descansar ou descontos especiais para aproveitar a data especial. Se a sua empresa é relacionada às áreas de turismo, hotelaria, restaurantes e entretenimento, as campanhas de Páscoa que tem o feriado prolongado como assunto principal acabam tendo ótimas chances de se destacarem.
Dê um brinde aos seus clientes em suas campanhas de Páscoa
Uma forma de fazer o seu cliente entrar no clima da data é dar uma lembrancinha. Presenteá-lo com um ovo de páscoa, um chaveiro temático ou algum outro mimo é uma maneira de ganhar seus clientes pelo coração e deixá-los muito felizes pela iniciativa. Também é possível condicionar o brinde à um valor de compra como uma maneira de aumentar o ticket médio dos seus clientes ou incentivar alguém que conhece a sua marca, mas nunca realizou uma compra.
Dê descontos especiais
Independentemente da sua área de atuação, os descontos são recursos que podem ser usados para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Assim, oferecer um desconto ligado às suas campanhas de Páscoa, pode ser uma ótima maneira de fazer os seus contatos ficarem ligados em você no feriadão. Use os símbolos e os elementos da Páscoa para fazer uma comunicação criativa e atraente para o seu público. Um exemplo aplicado disso foi a rede de hipermercados Extra que fez uma campanha de caça aos ovos de Páscoa usando um aplicativo de realidade aumentada, que entregava descontos a medida em que a caçada era realizada pelos clientes nos corredores dos hipermercados. Fazer uma campanha criativa tornará sua marca inesquecível para o seu público.
Depois destas dicas, que tal começar já o seu planejamento? Aqui no blog nós temos vários artigos que vão te ajudar a começar esta e qualquer outras das campanhas de Páscoa que você fizer.